quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Região da Luz

Está aí um dos locais mais controversos da cidade.
Além de abrigar museus, um fabuloso parque, estações de trem e metrô, ter um local muito bom para comprar roupas, tem a cracolândia...
Há alguns anos, fiz um trabalho para a faculdade sobre a revitalização do centro da cidade e comentei também sobre o projeto Nova Luz e como ajudaria a revitalizar a região com a mudança de empresas para o local.
A região da Luz tem tanto significado pra cidade de São Paulo, sendo o primeiro jardim público da cidade. Li um livro que contava dados interessantes sobre sua conservação e mudanças ao longo do tempo, mas difícil eu lembrar o nome agora.
Mas, apesar de tudo, não podemos ignorar os dependentes que estão ali naquela região. Já andei pela cracolândia na esperança de conseguir tirar algumas fotos. As pessoas nem me notaram, pareciam zumbis, mas o medo de que me tomasse o celular era maior (eu não descarrego as fotos todos os dias, estava com medo de ficar sem elas!!!).
Não aprovo a forma como foi feita a desocupação, acredito que precisava de mais planejamento, de menos violência, afinal, são dependentes químicos, não é tão simples e exige um tratamento. O ideal mesmo é que o governo não tivesse deixado a área tão abandonada, tão sem assistência.
Abaixo, há algumas fotos de um passeio que fiz recentemente à região. Vamos nos animar um pouco e pensar que ainda há esperança a um dos pontos mais bacanas da cidade!

Pinacoteca.

Há um pequeno mirante dentro do parque. Tirei esta foto de lá.

O parque possui pequenos lagos. Em um deles tem um mini aquário!

Há muitas esculturas de artistas brasileiros. Elas fazem parte do acervo da Pinacoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário